Projetos

A Rede Agroecológica Planalto Central

     

Em sintonia com os objetivos do PLANAPO 2013/2015 Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, foi publicado o Edital de Seleção Pública nº 2014/005 Redes ECOFORTE, com patrocínio da FBB e BNDES. 
 Foi a partir da publicação deste edital que a REDE se consolidou. A AGE - Associação de Agricultura Ecológica organizou 28 parceiros, formalizou a Rede Agroecológica Planalto Central e apresentou proposta de projeto para esse edital. Ao ser contemplada com projeto, a REDE pôde então estruturar e fortalecer produtores orgânicos e expandir seus propósitos para novas iniciativas de produção, comercialização e para estímulo à conversão agroecológica de pequenos agricultores. 

        

A agroecologia no DF 

     As primeiras iniciativas de produção e comercialização de alimentos agroecológicos no Distrito Federal surgiram no início da década de 1980. Consolidaram-se, entretanto a partir de 1988, com a criação de Associações quando a comercialização direta aos consumidores, começou a se estruturar de forma coletiva. 

Tinha início uma fase de fortalecimento e expansão dos conceitos agroambientais e da estruturação das atividades produtivas agroecológicas no Distrito Federal. 

  O elo produtor/consumidor, pela venda direta, rapidamente se estabeleceu transformando-se mesmo em uma espécie de “dependência consciente”, principal responsável, até hoje, pela sustentabilidade, credibilidade, rastreabilidade e pelo crescente avanço da agroecologia e dos sistemas orgânicos de produção no Planalto Central. 

  

O projeto da Rede Realizações, conquistas e desafios 

O projeto da Rede Agroecológica Planalto Central foi aprovado em 2014 e está em execução desde abril de 2015, com a finalidade de estruturar, fortalecer e integrar as diversas iniciativas de produção e comercialização agroecológicas e orgânicas no território do Distrito Federal e em municípios de seu Entorno, por meio da articulação em diferentes setores da sociedade, visando à promoção de benefícios a população em geral. 

Dentre as realizações do projeto destacam-se atividades de capacitação, orientação técnica, aquisição de equipamentos para uso coletivo, melhorias em Unidades de Referência, apoio e incentivo á comercialização coletiva e aquisição de veículos utilitários, trator e implementos agrícolas. 

A formalização e estruturação de uma Rede aumentou e fortaleceu os laços entre as diversas organizações parceiras, aproximando e fortalecendo os parceiros, demonstrando a eficácia das ações conjuntas. 

  

Quem somos? 

As entidades formadoras da Rede Agroecológica Planalto Central apresentam variados campos de atuação 
e os objetivos que as unem são o fortalecimento da produção, comercialização e a difusão da Agroecologia 
e da Produção Orgânica como base da sustentabilidade social, ambiental, econômica e política. 

 

Associação de Agricultores 

 

AGE / ASPAFAC / ARCAG / APRONTAG / Associação P.A. Colônia! / 
Associação P.A. Pequeno William / Associação dos Produtores Ru- 
rais do Lago Oeste / Pró-Descoberto / ASPRONTE / APROSPERA 

 

Cooperativa de Agricultores 

 

COOPERAGRO / Cooperativa CENTRAL DO CERRADO 
| COOPERORG / COOPAFAMA 

 

Instituição de Ensino 

 

NEPEAS/UNB / Escola Classe Chapadinha / Escola Classe 
INCRA 6 / Escola Classe Bucanhão / EPN Brazlândia 

 

Instituição de Pesquisa 

 

EMBRAPA CPAC / EMBRAPA CNPAF / EMBRAPA CNPH 

 

Organização de Assessoria 

 

EMATER — DF / ONG MÃOS NA TERRA / MUTIRÃO AGRO- 
FLORESTAL / INSTITUTO DE AVALIAÇÃO - IA 

 

Outros 

 

ACOBRAZ / ADESB / ESPAÇO 35 de Diversidade Cultural 
| REDE DE SEMENTES DO CERRADO / Rede Pouso Alto de 
Agroecologia - GO / RURART